Roda de conversa aborda papel dos movimentos sociais na redução de danos para dependentes químicos

Em tempos de intervenção abusiva na conhecida como "Crackolandia", em São Paulo, as discussões sobre como abordar e intervir em situações de dependência química em busca da desdrogadição, o Programa de Pós- Graduação em Psicologia (PPGP), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza no próximo dia 12.07, em Belém (PA) a Roda de Conversa sobre "USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E MOVIMENTOS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE DIREITOS HUMANOS E REDUÇÃO DE DANOS".

O evento tem o apoio do Grupo de Pesquisa em Saúde na Amazônia, Grupo de Pesquisa Transversalizando, Intercambiantes Belém e Intercambiantes BR, e Associação/Coletivo Cultural Viramundo e tem como objetivo propor debates e discussões sobre uso de drogas, direitos humanos e redução de danos na perspectiva dos coletivos participativos e movimentos sociais.

As inscrições são destinadas pessoas de coletivos e movimentos sociais, acadêmicos de graduação e pós-graduação, profissionais em geral da rede pública e/ou ONG's e OSC’s, usuári@s e não usuári@s de serviços da rede, comunidade e população em geral.

O tema é urgente precisa entrar na agenda de prioridades da gestão pública! Basta lembrar que a dependência química e o trafico de drogas é o principal combustível para adolescentes e jovens em situação infracional.

SERVIÇO: Roda de Conversa sobre "USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E MOVIMENTOS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE DIREITOS HUMANOS E REDUÇÃO DE DANOS".
- Data: 12 de julho de 2017 (4ª feira).
- Horário: 08:00h. às 12:30h.
- Local: Auditório do Instituto de Ciências da Saúde - ICS/UFPA
- Endereço: Av. Generalíssimo Deodoro, S/N, esquina com Rua Bernal do Couto (antiga Faculdade de Medicina) em Frente à Santa Casa de Misericórdia do Pará

- Inscrições gratuitas no local. Certificado pelo   PPGP/UFPA (C/H 4h).

• PROGRAMAÇÃO -

 • 08:00h. às 09:00h. – Realização de Inscrições
 • 08:50h. – Abertura e Boas Vindas

- Abertura e Mediação: José de Arimateia Reis – Psicólogo da Rede de serviços SUS e SUAS há 16 anos, Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP/UFPA, bolsista FIOCRUZ no Projeto Redes Intersetoriais de Cuidado em Álcool e Outras Drogas.

Participantes da Roda:

• 09:00h. às 09:40h. – "Drogas, direitos humanos e redução de danos: um relato de experiência com usuári@s na cidade de São Paulo"

- EXPOSITOR: Lucas Seara – Advogado. Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social (EA/UFBA). Bolsista FIOCRUZ no Projeto Redes Intersetoriais de Cuidado em Álcool e Outras Drogas, atuando em Audiências de Custódia/São Paulo. Consultor com experiência em organizações da sociedade civil, em organismos internacionais (PNUD, UNESCO e OPAS/OMS) e na gestão pública, onde atuou no Ministério da Saúde e na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Atualmente Coordena o Projeto OSC LEGAL, voltado a prestação de apoio jurídico as OSC.

• 09:40h. às 10:20h. – "Uso de drogas, biopolítica e produção de subjetividade em coletivos sociais"

- EXPOSITOR: Diego Henrique da Silva Trujillo – Psicólogo, Mestrando em Psicologo pela UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa Transversalizando e Pesquisador sobre Política de Drogas e Violência.

• 10:20h. às 11:00h. –
"Arte, teatro popular e cultura de rua como alternativa na redução de danos em coletivos sociais"

- EXPOSITORA: Larissa Gonçalves Mendes –
Graduação e Mestrado em psicologia pela UFPA. Educadora Popular do EDPopSUS Pará/MS/EPSJV-Fiocruz e da Associação/coletivo cultural Viramundo. Cantriz, brincante e redutora de danos no BEC Bloco, militante do Movimento Paraense da Luta Antimanicomial (MLA-PA/RENILA).

• 11:00h. às 11:15h. –  Intervalo.

• 11:15h. às 12:30h. – Continuação da Roda de Conversa com livre manifestação dos presentes.

 •12:30h. – Encerramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Masturbação na Infância: como lidar com este desafio?

Assalto em escola municipal de Belém fragiliza ensino de crianças

Jovens são o foco de oficina sobre empreendedorismo para "Pensar Grande"