Organizações fazem campanha em favor das medidas socioeducativas

A Pastoral do Menor da Arquidiocese de Belém realiza no período de 27 a 29 deste mês uma Oficina para lançar a Campanha em Favor das Medidas Socioeducativas. O evento será no auditório do Ministério Público do Estado (MPE) Natanael Farias Leitão, localizado na Rua João Diogo, bairro da Campina. A campanha é uma iniciativa da Pastoral do Menor (Pamen) nacional e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a efetivação das medidas socioeducativas.



Para levantar esse debate foram convidados representantes de vários órgãos governamentais e não governamentais, como MPE, Juizado da Infância e Juventude e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) – Emaús. A campanha pretende fazer com que a população brasileira faça reflexões sobre as medidas socioeducativas e a redução da idade penal.



A secretária da Pamen da Arquidiocese de Belém, Creuza Silva, explica que de 2002 a 2007 a Pamen nacional executou um Programa de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e um dos resultados é a cartilha “Pra Pagar de Boa - Dê Oportunidade, Medidas Socioeducativas responsabilizam, mudam vidas”.


Na publicação consta, dentre outros tópicos, informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o cumprimento das medidas socioeducativas e redução da maioridade penal. Além disso, ainda faz uma apresentação da Pamen, da cartilha “Pra Pagar de Boa” e do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), parceiro da pastoral nessa campanha.


Durante o lançamento, serão realizadas mesas redondas. Os palestrantes serão a coordenadora da Pamen nacional, Marielene Cruz; a promotora do MPE, Leane Fiúza; e o coordenador do Programa de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Instituições Assistenciais e Judiciais no Estado do Pará (Pró-DCA), do Instituto Universidade Popular (Unipop), Max Costa.


Serviço

Data: 27 a 29 de abril

Local: Auditório do Ministério Público do Estado (MPE) Natanael Farias Leitão, localizado na Rua João Diogo, bairro da Campina

Contato: Creuza Silva (91) 8897-8213/ 8292-2188.

Texto da jornalista Edna Nunes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Nacional “Brasil sem Aborto” realiza reunião para criação de Comitê no Pará

Redução da maioridade penal continuará na pauta do Congresso Nacional em 2018