Projeto leva educação ambiental e re-educação alimentar às escolas de Paragominas


“A gente aprende a adubar, plantar e como cuidar das plantas”, fala a aluna, Jéssica Caroline Correa, da 3° serie. Ela é uma das oito mil crianças e adolescentes que fazem parte do projeto “Educando com a Horta Escolar”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em dez escolas de Paragominas.

O projeto teve inicio há dois anos e tem como objetivo levar aos alunos de 1° a 4° serie, a consciência ambiental, melhorar o desempenho em sala de aula e mostrar a importância de uma alimentação mais saudável.
Crianças da Escola Arnaldo Manuel Fernandez

Como funciona o “Educando com a Horta Escolar”
O projeto funciona como uma disciplina dividida em duas partes, uma teórica e outra prática. Na teórica, que é realizada dentro das salas de aula, meninos e meninas, de seis a 14 anos, conhecem os vários tipos, e a importância nutricional, de legumes e verduras. E já na parte prática, eles aprendem a como cuidar do solo, plantar e colher. Tudo que é produzido nas hortas são consumidos por eles mesmos seja como parte da merenda escolar ou quando eles levam para a casa. 

A aluna da Escola Arnaldo Manuel Fernandez, Jéssica, participa da iniciativa desde que foi criada. Segundo ela, o rendimento em outras disciplinas melhorou depois que passou a se envolver mais no projeto. “Tenho gostado cada vez mais de mexer com horta”, diz a aluna.

A diferença com as aulas práticas
Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Marinalva Ferreira, a iniciativa contribui não só com outras disciplinas, como vai para além das salas de aula, e chega as casas deles. Uma lição valiosa seria a educação alimentar dos alunos que tem melhorado. “Tudo que eles aprendem aqui, eles cobram dos pais. Isso incentiva que os pais propiciem uma alimentação mais saudável dentro de casa”, explica a pedagoga.

 Ainda segundo Marinalva, as crianças e adolescentes absorvem a responsabilidade de cuidar e manter o que é público a todos. “Como são eles que cuidam, a atividade que acaba desenvolvendo, neles, esse senso de cidadania, de cuidar do que é de todos, então dificilmente alguém pode chegar aqui e destruir a horta sem que eles façam algo”, relata Marinalva.

Além da contribuição pedagógica e nutricional, no projeto é trabalhada a questão ambiental, que para o coordenador da iniciativa, Agenor Moreira, é algo fundamental e que surti efeito entre os alunos. “A educação ambiental é algo bem trabalhado com eles. Ao manusear o verde eles passam a adquirir essa consciência e a valorizar ainda mais as nossas florestas”, diz o coordenador.

Por Lucas Eugênio direto de Paragominas (PA) para o ECA na Amazônia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Masturbação na Infância: como lidar com este desafio?

Assalto em escola municipal de Belém fragiliza ensino de crianças

Jovens são o foco de oficina sobre empreendedorismo para "Pensar Grande"