Campanha do Diagnóstico Precoce da Pastoral de DST/ AIDS da CNBB é lançada esta semana


Nesta quarta-feira, 30.11 haverá uma coletiva de imprensa para o lançamento da Campanha do Diagnóstico Precoce realizada pela Pastoral de DST/ AIDS em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. 

O objetivo desta é mobilizar a imprensa e comunidade para informar e orientar sobre a importância de fazer este diagnóstico mesmo sem apresentar sintomas da doença. Além de promover uma grande mobilização para que as pessoas incentivem as outras a fazerem o teste. Há muitos óbitos prematuros devido o diagnóstico tardio.

A mesa de abertura da coletiva será composta pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Correa; Coordenador Regional da pastoral de DST/ AIDS, Roberto Reis; pela Coordenadora Arquidiocesana de Belém da pastoral de DST/ AIDS, Adalgisa Teixeira; Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Ir. Veneranda Alencar e a Coordenadora Estadual de DST AIDS e Hepatites Virais, Dra Deborah Maia Crespo.

O mundo contra a AIDS
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado no mundo inteiro no dia 1 de dezembro desde 1987. No Brasil, esta data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. Este dia foi criado para “despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença”.

Este ano, a campanha do Diagnóstico Precoce terá como público alvo a população em geral, visando o controle de novos casos de HIV/AIDS. Na ocasião, serão mencionados os locais onde as pessoas poderão fazer o teste, neste mesmo dia, 30, terão profissionais devidamente capacitados atendendo o público sensibilizado.

Dados
Os dados estatísticos mostram que mesmo contaminada pela AIDS, uma pessoa pode viver por 15 anos ou mais sem manifestar qualquer sintoma. Para isso, porém, é necessário que a doença seja diagnosticada o quanto antes. Mas, na maioria dos casos no Brasil, isso está longe de se tornar realidade.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em nível global a cada minuto cinco jovens são infectados pelo HIV por falta de medidas preventivas. O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a introduzir o fornecimento de antiretrovirais através do sistema público de saúde.

Serviço:

Dia: 30 de novembro de 2011.

Horário: a partir das 8h30.

Local: Sede do Regional Norte 2 (Pará e Amapá) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, localizado na Trav. Barão do Triunfo, 3151, entre Rômulo Maiorana e Almirante Barroso, no bairro do Marco. 

Maiores informações:

Roberto Reis (coordenador Regional da Pastoral da DST / Aids.
(91) 81443024 - 880542
(91) 32660055 - Ramal 27

Texto: Fonte Assessoria CNBB


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Masturbação na Infância: como lidar com este desafio?

Assalto em escola municipal de Belém fragiliza ensino de crianças

Jovens são o foco de oficina sobre empreendedorismo para "Pensar Grande"