Campanha do Diagnóstico Precoce da Pastoral de DST/ AIDS da CNBB é lançada esta semana


Nesta quarta-feira, 30.11 haverá uma coletiva de imprensa para o lançamento da Campanha do Diagnóstico Precoce realizada pela Pastoral de DST/ AIDS em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. 

O objetivo desta é mobilizar a imprensa e comunidade para informar e orientar sobre a importância de fazer este diagnóstico mesmo sem apresentar sintomas da doença. Além de promover uma grande mobilização para que as pessoas incentivem as outras a fazerem o teste. Há muitos óbitos prematuros devido o diagnóstico tardio.

A mesa de abertura da coletiva será composta pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Correa; Coordenador Regional da pastoral de DST/ AIDS, Roberto Reis; pela Coordenadora Arquidiocesana de Belém da pastoral de DST/ AIDS, Adalgisa Teixeira; Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Ir. Veneranda Alencar e a Coordenadora Estadual de DST AIDS e Hepatites Virais, Dra Deborah Maia Crespo.

O mundo contra a AIDS
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado no mundo inteiro no dia 1 de dezembro desde 1987. No Brasil, esta data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. Este dia foi criado para “despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença”.

Este ano, a campanha do Diagnóstico Precoce terá como público alvo a população em geral, visando o controle de novos casos de HIV/AIDS. Na ocasião, serão mencionados os locais onde as pessoas poderão fazer o teste, neste mesmo dia, 30, terão profissionais devidamente capacitados atendendo o público sensibilizado.

Dados
Os dados estatísticos mostram que mesmo contaminada pela AIDS, uma pessoa pode viver por 15 anos ou mais sem manifestar qualquer sintoma. Para isso, porém, é necessário que a doença seja diagnosticada o quanto antes. Mas, na maioria dos casos no Brasil, isso está longe de se tornar realidade.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em nível global a cada minuto cinco jovens são infectados pelo HIV por falta de medidas preventivas. O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a introduzir o fornecimento de antiretrovirais através do sistema público de saúde.

Serviço:

Dia: 30 de novembro de 2011.

Horário: a partir das 8h30.

Local: Sede do Regional Norte 2 (Pará e Amapá) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, localizado na Trav. Barão do Triunfo, 3151, entre Rômulo Maiorana e Almirante Barroso, no bairro do Marco. 

Maiores informações:

Roberto Reis (coordenador Regional da Pastoral da DST / Aids.
(91) 81443024 - 880542
(91) 32660055 - Ramal 27

Texto: Fonte Assessoria CNBB


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Nacional “Brasil sem Aborto” realiza reunião para criação de Comitê no Pará

Redução da maioridade penal continuará na pauta do Congresso Nacional em 2018