Assalto em escola municipal de Belém fragiliza ensino de crianças

A Escola Municipal Gabriel Lage da Silva, localizada no bairro do Tapanã em Belém (PA), foi assaltada no ultimo sábado (02.09), durante o dia, e teve todos os equipamentos da sala de informatica roubados. Os relatos são de pessoas que integram a comunidade escolar da instituição, e procuraram nosso blog pedindo para não serem identificadas. 

O assalto foi percebido na chegada do vigia para cumprir o turno na escola às 19h do sábado. Foram roubados 4 computadores, 7 monitores, 4 estabilizadores e 1 modem, comprometendo o ensino dos 1800 alunos que frequentam a Escola, em quatro turnos (manhã, tarde, noite e intermediário). A situação também fragiliza o emocional de funcionários e alunos, segundo os relatos, que estão indignados com a exposição ao perigo que a escola fica, sem vigilância adequada, permitindo que ela fosse invadida e roubada com tranquilidade em plena luz do dia.  

A escola não tem vigilância permanente, mesmo localizada em uma área de grande vulnerabilidade social (ela fica na Rua Irmã Adelaide, por trás da feira do conjunto Cordeiro de Farias), em uma situação que já existia ha meses. Além disso, a comunidade afirma que a vigilância noturna é realiza por pessoal sem experiência, e sem o porte de arma. 

O impacto de uma situação dessa não é só físico (estrutura da escola), mas também psicológico. Já não basta o desafio de combater e desmistificar a violência em crianças e adolescentes que vivem uma realidade desafiadora nos bairros de alta vulnerabilidade social, os profissionais, familiares, e mesmo os alunos se sentem, com todo o direito, expostos a qualquer situação. 

O que diz a Semec - A escola é administrada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) da Prefeitura de Belém, e foi procurada por este blog para esclarecer tanto a situação da segurança, quanto as providencias tomadas frente a delicada situação. Segundo a nota, a Semec afirma que a escola recebe rondas diárias da Guarda Municipal, inclusive entre 19h e 7h,horário em que os agentes de portaria se encontram no espaço. A instituição também tomou providências emergenciais para reforçar a segurança da escola, contratando uma empresa de segurança particular,assim como solicitou reforço por parte da Guarda Municipal de Belém nas rondas ostensivas. Quanto a estrutura comprometida para o ensino de informatica aos alunos da escola, a  secretaria também está providenciando a reposição dos equipamentos roubados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Masturbação na Infância: como lidar com este desafio?

Educação em tempo integral