Pós-Graduação em Educação na UFPA reserva vagas para indígenas



O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/ICED da UFPA aprovou nesta sexta-feira (02.09.16) reserva de vagas especiais no mestrado para indígenas.

Para Sônia Araújo, coordenadora do programa, as vagas especiais representam mais um passo importante para a democratização da pós-graduação e da pesquisa na Amazônia .

Foram marcantes, na reunião, as ponderações do cacique Piná Tembé: Nosso objetivo não é o mercado. Nosso objetivo é melhorar as condições educacionais do nosso povo.

O professor Salomão Hage tem ressaltado a importância e necessidade de fortalecer os laços entre a universidade e os povos tradicionais da Amazônia, pois esta articulação constitui um importante espaço de diálogos para a afirmação das identidades e territorialidades amazônicas.

Para Cláudio Emídio Silva e Glauber Ranieri Martins, doutorandos-pesquisadores no PPGED de temáticas relacionadas aos povos indígenas e também professores do Núcleo de Formação Indígena da UEPA, esta é uma grande vitória não somente para os povos indígenas, mas para a educação e a pós-graduação na Amazônia.

Além da reserva de vagas para indígenas, haverá reserva de vagas para afro-descentes e para Pessoas com Deficiência.

O edital será publicado ainda este mês no site do PPGGD: www.ppgedufpa.com.br

Equipe de Comunicação GEPERUAZ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Nacional “Brasil sem Aborto” realiza reunião para criação de Comitê no Pará

Redução da maioridade penal continuará na pauta do Congresso Nacional em 2018