Pós-Graduação em Educação na UFPA reserva vagas para indígenas



O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/ICED da UFPA aprovou nesta sexta-feira (02.09.16) reserva de vagas especiais no mestrado para indígenas.

Para Sônia Araújo, coordenadora do programa, as vagas especiais representam mais um passo importante para a democratização da pós-graduação e da pesquisa na Amazônia .

Foram marcantes, na reunião, as ponderações do cacique Piná Tembé: Nosso objetivo não é o mercado. Nosso objetivo é melhorar as condições educacionais do nosso povo.

O professor Salomão Hage tem ressaltado a importância e necessidade de fortalecer os laços entre a universidade e os povos tradicionais da Amazônia, pois esta articulação constitui um importante espaço de diálogos para a afirmação das identidades e territorialidades amazônicas.

Para Cláudio Emídio Silva e Glauber Ranieri Martins, doutorandos-pesquisadores no PPGED de temáticas relacionadas aos povos indígenas e também professores do Núcleo de Formação Indígena da UEPA, esta é uma grande vitória não somente para os povos indígenas, mas para a educação e a pós-graduação na Amazônia.

Além da reserva de vagas para indígenas, haverá reserva de vagas para afro-descentes e para Pessoas com Deficiência.

O edital será publicado ainda este mês no site do PPGGD: www.ppgedufpa.com.br

Equipe de Comunicação GEPERUAZ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Masturbação na Infância: como lidar com este desafio?

Assalto em escola municipal de Belém fragiliza ensino de crianças

Educação em tempo integral