OAB realiza conferência sobre abuso sexual de pessoas com deficiência

Realizada pela COMISSÃO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DA OAB – PA,  evento será dia 15/09, no Plenário da OAB PA

Conferência sobre "Violência Sexual Contra a Pessoa com Deficiência – Um Tema ainda Invisível" - Para combater o problema, manifestações demandam que políticas públicas incluam programas e ações de prevenção.

PROGRAMAÇÃO:
14h – inscrição no dia do evento – 1kg de alimento não perecível que será doado ao Abrigo Especial Calabriano. (Av.Senador Lemos, n° 1431-Telegrafo-Belém/PA)

Palestrantes:
1 – 14h - EUGÊNIA FONSECA –  Graduada em Serviço Social e pós em políticas públicas, Idealizadora do Projeto Girassol implantado no hospital da santa casa, prestando atenção humanizada a crianças, adolescentes em situação de Violência  Sexual, inclusive aqueles com deficiência, independente da faixa etária! Em 2004 em articulação com a rede estadual e fórum municipal  junto ao Governo do Estado foi implantado o Propaz Integrado, com base na experiência do Projeto Girassol. Membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente. Palestra: " A Experiência do PROPAZ no Atendimento à Pessoa com Deficiência".

2 – 14h30 - Danieli de Lemos Pantoja – psicóloga clínica / Gestalt terapeuta. Palestra: "Como perceber que uma PCD foi violentada, formas de detectar e de prevenir".

3 – 15h - Dpc Rosângela da Costa Gouvea – Delegada Titular DEACA Santa Casa. Palestra: "A Violência Sexual Contra Pessoas Vulneráveis – Crianças, Adolescentes e Pessoas com Deficiência".

4 – 15h30 - Luiz Gustavo Quadros – Promotor de Justiça. Palestra: "O Papel do Ministério Público nas situações de Violência Sexual contra Vulneráveis".

5 – 16h - Arlene Mara de Sousa Dias - Advogada, psicóloga e mediadora judicial. Doutoranda e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFPA). Pós-graduada em Direito Processual Civil (Faculdade do Pará/Universidade Estácio de Sá-RJ). Professora de Psicologia Jurídica e de Direito Civil da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Professora de Direito Civil da Universidade da Amazônia - UNAMA. Professora da Pós-graduação em Psicologia Jurídica da UNAMA. Membro do grupo de pesquisa Subjetivação, Conflito e Cultura (UFPA), vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do grupo de estudo e pesquisa Pessoas e Relações Familiares (UNAMA).  Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB/PA. Membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente, Advogada militante na área cível com ênfase em Direito de Família. Palestra: " Infância, Deficiência e Vulnerabilidade: Efeitos Psicológicos da Violência Sexual".

Apoio
Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente OAB/PA.

Comitê Estadual de Enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente do Estado do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Masturbação na Infância: como lidar com este desafio?

Assalto em escola municipal de Belém fragiliza ensino de crianças

Educação em tempo integral