Caminhada Pela Paz em Belém chama atenção contra Trabalho infantil

Em mais uma edição, centenas de jovens e adultos são aguardados para a Caminhada pela Paz, promovida pela Paróquia de São Raimundo Nonato, no bairro do Umarizal. Com o tema “Trabalho Infantil, Educação e Saneamento Básico”, a 4° edição deseja que todos se unam em um só povo que deseja a paz nas famílias, no Brasil e no Mundo, objetivando fazer um apelo ao bem de todos. A caminhada ocorre no sábado, 30, com saída às 8h, da Praça Brasil.

Os dias que antecedem o evento serão de preparativos e avivamentos. Entre os dias 19 e 20 ocorre na paróquia o Fórum para discutir sobre a temática do trabalho infantil, com a participação de representantes da Igreja, da sociedade e da Justiça. Segundo o padre Antônio de Assis, a caminhada é a oportunidade de a sociedade pedir pela Paz: “Ver a frente da casa cheia de lixo é uma violência. Encontrar os bueiros entupidos é uma violência. O bem comum é representado pela paz. Lugar de criança é na escola e não trabalhando nos lava jatos, limpando carros, pois isso é um atraso na vida delas. A caminhada é um avivamento, é o anúncio do caminho de Deus, caminho de zelo e de Paz”.

Os organizadores recomendam que os participantes estejam de camisa branca e levem bandeiras, faixas, balões e cartazes com mensagens de Paz. A concentração da caminhada ocorre a partir das 7h na Praça Brasil.

Iniciativa
A partir do encontro com as pastorais, que aconteciam na Paróquia São Raimundo Nonato, com a participação das oito comunidades, surgiu a ideia de um dia em que todos pudessem sair pelas ruas e pedir pela paz. Em 2013 a ideia se transformou em realidade com a participação expressiva dos moradores do bairro.

Pastorais da Arquidiocese de Belém, como a da Criança e a da Juventude comparecem desde o primeiro evento. Segundo Bruno Costa, integrante da secretaria executiva da Pastoral da Juventude, a caminhada contribui com a sociedade e a Igreja: “A caminhada contribui para mostrar que a Igreja não está alheia às mazelas da sociedade, contribui muito para a conscientização e a sensibilização. E, acima de tudo, contribui para afirmarmos a nossa opção como Igreja pelos pobres, vivenciando assim um Evangelho encarnado no Cristo Vivo, que não se esquece de seu povo”.

Ele destaca que a Pastoral da Juventude se faz presente desde 2013, quando ainda a primeira caminhada ganhava as ruas de Belém: “Este ano a campanha nos provoca a estar mais atentos à nossa realidade, nos convida a irmos a essas ruas e vielas para a conscientização e sensibilização. A caminhada pela paz de São Raimundo Nonato tem esse diferencial, pois consegue fazer com que a comunidade paroquial vá até ruas antes desconhecidas”.

Serviço
4°Caminhada pela Paz promovida pela Paróquia São Raimundo Nonato acontece no sábado, 30. A concentração ocorre em frente à Praça Brasil, no bairro do Umarizal, às 7h, com saída marcada para às 8h, percorrendo várias ruas e avenidas do bairro, tendo como destino a Paróquia São Raimundo Nonato, onde o padre Antônio Assis dará a bênção final .

Fonte: http://www.fundacaonazare.com.br/novoportal/index.php?action=Canal.interna&oCanal=1&id=13986&classe=N 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Masturbação na Infância: como lidar com este desafio?

Assalto em escola municipal de Belém fragiliza ensino de crianças

Educação em tempo integral