Programa em defesa da criança e do adolescente inicia pré-inscrição

Estão abertas as pré-inscrições para o Programa Infância Adolescência e Juventude (PIAJ) promovido pela Cáritas Brasileira Regional Norte 2 e a Prelazia de Cametá (PA) para combater a violência contra meninos e meninas. As inscrições começaram dia 01 e terminam dia 13 de agosto. O programa atenderá 180 crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos.
A realização do programa tem como objetivo  reduzir o grande numero de casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes e outras formas de violência. Segundo dados do Conselho Tutelar de Cametá, somente em abril de 2011, 41 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes e 23 casos de violência escolar. Em 2009 foram registrados 98 casos de abuso sexual, 2010 foram 172 casos registrados no município e 54 casos de violência escolar.
Outro dado importante vem do  Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Disque 100), em que a região Norte ocupando o terceiro lugar com 89,39 denúncias por grupos de 100 mil habitantes registrados no período de maio de 2003 a junho de 2010.

Após a pré-inscrição, os candidatos serão selecionados  por meio de uma triagme feita por por assistentes sociais, pedagogos e educadores sociais por meio de  visitas domiciliares, entre os dias 15 a 26 do mês corrente. A finaliodade é identificar se os candidatos encontram-se dentro dos critérios do programa.
Os selecionados participarão de atividades como palestras dentre elas: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), violência doméstica, exploração sexual de crianças e adolescentes e Meio Ambiente. Além das oficinas de reforço escolar, dança, teatro e a prática de esportes.

Serviço:
Pré-inscrição da oficina e palestra: 01 a 13 de agosto,
Visitas domiciliadas: 15 a 26 de agosto
Inicio das palestras e oficinas: Setembro (data a ser definida pelo Cáritas de Cametá)
Público: crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, familiares dos mesmos e a comunidade, preferencialmente os Bairros da Primavera, Cidade Nova e Nova Cametá (bairros com alto índice de violência contra crianças e adolescentes).
Para realizar a pré-inscrição falar com Maria Raquel (91 3781-1157) ou se dirigir na Cúria Prelazia de Cametá (end: Estrada Cônego Siqueira 1653, bairro Brasília).

Fonte: Cáritas Norte 2 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Masturbação na Infância: como lidar com este desafio?

Assalto em escola municipal de Belém fragiliza ensino de crianças

Educação em tempo integral