ONG Rádio Margarida comemora 20 anos com evento na orla de Mosqueiro.
Margaridinha em cortejo no interior. |
Uma das instituições mais reconhecidas pelo trabalho social no Pará comemora duas décadas de fundação no melhor estilo popular. É o Centro Artístico Cultural Belém-Amazônia, popularmente conhecido como Rádio Margarida. O aniversário será festejado junto a população com um cortejo na orla de Mosqueiro, neste sábado, 23/07, a partir das 9h.
A concentração é na praia do Ariramba, com teatro, músicas, performances de textos educativos produzidos pela Rádio Margarida e apresentação de um grupo folclórico paraense. Segundo um dos fundadores da ONG, Osmar Pancera, a escolha de fazer o evento na ilha de Mosqueiro não é ao acaso, já que exatamente neste local a Rádio Margarida foi criada, em uma reunião de amigos que mudaria a vida de todos.
“Escolhemos festejar o aniversário de 20 anos da Rádio desta forma porque reflete como foi o inicio do projeto e retrata nossa primeira saída com o Margaridinha inclusive, sendo uma maneira de resgatar e preservar a memória da ONG”, explica Osmar Pancera.
São aproximadamente 40 pessoas entre artistas, palhaços, arte educadores e outros profissionais envolvidos no evento que sairão em cortejo até a praia do Farol, no melhor estilo circense compartilhando arte, educação e cultura em nome dos direitos humanos, principalmente de crianças e adolescentes.
Projetos em defesa da infância premiados em todo o mundo
O desejo de colaborar com a sociedade no enfrentamento e prevenção das violências sofridas por diversas pessoas que tem seus direitos violados é o motivador para as ações da Rádio Margarida desde a sua criação. Fundada no dia 20 de julho de 1991, a ONG desde o início atua na defesa dos direitos humanos, cidadania, meio ambiente, saúde, arte, comunicação social e cultura, com maior destaque para a defesa dos direitos e deveres de Crianças e Adolescentes.
Por essas ações, a Rádio Margarida recebeu premiações importantes como o Premio ANU da Central Única das Favelas 2010. E ainda o Prêmio Itaú-Unicef, o Rock in Rio UNESCO, o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação do Banco do Brasil e reconhecimento do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, entre outros.
Por essas ações, a Rádio Margarida recebeu premiações importantes como o Premio ANU da Central Única das Favelas 2010. E ainda o Prêmio Itaú-Unicef, o Rock in Rio UNESCO, o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação do Banco do Brasil e reconhecimento do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, entre outros.
O professor Osmar Pancera relembra que a sintonia da instituição com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA coincide com a necessidade de promover e tornar popular o Estatuto que mudou a forma de ver e respeitar meninos e meninas.
“Desde o seu início a Radio Margarida teve sua atenção direcionada com maior destaque para as questões da infância e adolescência, iniciando em 1993 ações de promoção do ECA, tornando-se referência no assunto dentro do Pará e sendo premiada no Brasil e no exterior”, argumenta o fundador da ONG.
Atualmente a ONG Rádio Margarida desenvolve diversos projetos como o Portal Rádio Margarida www.radiomargarida.org.br, o Programa de rádio “Estação Direitos” veiculado pela Rádio Unama FM (105,5 Mhz) todos os sábados e produções de novos vídeos, radionovelas e spots educativos com o patrocínio da Petrobrás e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Além de trabalhos com o UNICEF por meio da Semana do Bebê e do Selo Unicef – Município Aprovado.
A Coordenadora de Projetos da ONG, Eugênia Melo, defende que todas essas conquistas são atribuídas ao método de educação e sensibilização da sociedade quanto aos problemas sociais. “O método de educação popular que trabalhamos adota linguagens artísticas e meios de comunicação de uma maneira que a população se reconheça e que a informação chegue ao ouvido das pessoas de uma maneira mais leve e compreensiva”, explica Eugênia Melo.
Parcerias que dão certo
Não é difícil encontrar pessoas que conhecem as ações da Rádio Margarida, nem tão pouco as instituições que usam as produções da ONG na conscientização da sociedade quando a violência sexual, o trabalho infantil ou a violência doméstica por exemplo.
A inspetora, Izabel oliveira, da Policia Rodoviária Federal (PRF) diz que a instituição usa os vídeos e radionovelas para sensibilizar caminhoneiros e famílias na importância da denuncia de violação dos direitos de crianças e adolescentes. “Fazemos palestras sobre violência sexual, utilizando os kits educativos com crianças e adolescentes pela linguagem lúdica. E também usamos com os caminhoneiros no sentido de incentivar o combate e prevenção da exploração sexual dessas crianças”, explica a inspetora da PRF.
O Projeto Rádio pela Educação, de Santarém, também usa os produtos da Rádio Margarida e transmite por meio do rádio as informações que podem colaborar com a cidadania. Segundo o coordenador do projeto, César Souza, “a linguagem usada pela Rádio Margarida torna as informações acessíveis para todos, tanto da comunidade geral, quanto na escola”.
A jovem Gisele de Moraes teve sua infância marcada pelas ações da ONG na escola onde estudava e descreve o contato que teve com os palhaços e arte educadores como uma forma divertida de aprender. “Esse momento era diferente de estar no circo. Eles ti traziam toda a questão pedagógica, as brincadeiras de um jeito que a gente aprendia fazendo com que meus colegas e eu esperássemos ansiosos a chegada deles para brincar e aprender”, relembra Gisele.
Serviço:
Cortejo Cênico em Comemoração aos 20 anos da ONG Rádio Margarida
Data: 23/07/2011 a partir das 9h
Local: Ilha do Mosqueiro, Praia do Ariramba.
www.radiomargarida.org.br
Maiores informações: 91441156
Texto: Luciana Kellen para Rádio Margarida
Fotos: Acervo da ONG e Luciana kellen
Texto: Luciana Kellen para Rádio Margarida
Fotos: Acervo da ONG e Luciana kellen
Comentários
Postar um comentário